Conheça o ator que protagoniza ‘Cine Holliúdy’ e mora na Califórnia há 20 anos

Em 2004, quando estrelou o curta-metragem “Cine Holliúdy — O astista contra o caba do mal”, o cearense Edmilson Filho nem poderia imaginar que a produção, 15 anos depois, inspiraria uma série na Globo. E com ele como protagonista!

— A gente nunca fez plano para o curta virar série. Mas a gente esperava que fosse fazer sucesso. Quando você acredita em seu trabalho, espera que ele vá render alguma coisa. Acho que essa série é a nossa cereja do bolo — comemora Edmilson, de 42 anos, que também esteve à frente do elenco do filme “Cine Holliúdy”, de 2013.

Com dez episódios, a série, ambientada nos anos 70, estreou nesta terça-feira na Globo, mas todos os episódios já estão disponíveis no GloboPlay. A história mostra a chegada da televisão a uma cidadezinha no interior do Ceará. Dono do único cinema da região, Francisgleydisson, personagem de Edmilson, fica desesperado com a novidade, temendo perder o público que tem, informa o Extra.

Na vida real, assim como na ficção, Edmilson deixa claro que é um homem do cinema, mas que recebeu com muita felicidade o convite para reproduzir a obra das telonas na telinha. Outro motivo de alegria com o novo trabalho é a parceria em cena com Letícia Colin, a Marylin da trama:

— A história serve para meus conterrâneos nordestinos entenderem que o cabra não precisar ser aquele galã para ser o protagonista. O cara precisa ser talvez o mais engraçado, ter um coração grande… Acho que vai rolar uma identificação grande com o público, porque Letícia é linda e maravilhosa. E vai ficar com um cabra como eu, que não é tão maravilhoso. Mas ele conquista o coração dela pela comédia. Acho que meu borogodó é a graça — defende o ator.

O jeito engraçado com que Edmilson se expressa (inclusive em cena!) é motivo de elogios entre os colegas de elenco. Entre eles, Matheus Nachtergaele e Heloísa Perissé, que vivem o prefeito e a primeira-dama da cidadezinha de “Cine Holliúdy”.

— Edmilson é um ator muito divertido, e nos ajudou com esse vocabulário peculiar do Ceará — diz Matheus.

Heloísa completa:

— Passamos três meses gravando e trocamos muito conhecimento! Edmilson é um ator rico de artifícios em cena.

Edmilson conta que sua bagagem artística foi adquirida com experiências dentro e fora do país. Para quem não sabe, o cearense mora há 20 anos na Califórnia, estado americano em que fica a Hollywood que todos já ouviram falar.

— Fui para lá quando ainda era atleta da seleção brasileira de taekwondo. Tive duas academias. Hoje, sou casado com uma americana e tenho duas filhas, uma de 10 e outra de 13 anos. A maioria das pessoas fica na ponte aérea Rio-São Paulo. Já eu fico entre Califórnia e Fortaleza. Acho que meu sotaque é uma das coisas que me restam!

08/05/2019

(Visited 4 times, 1 visits today)