Perfil fake? 8 passos para identificar um perfil falso

Se existia vida antes das redes sociais, muitas pessoas nem se lembram mais ou sequer chegaram a conhecer. Pois é, vivemos nos murais da vida moderna rodeados de “amigos” que, muitas vezes, não são amigos de verdade. Pelo contrário, o perfil fake (ou falso), por exemplo, pode estar mais perto do que se imagina. Portanto, confira as 8 dicas que vão te ajudar a ter certeza de que o indivíduo com quem você se corresponde na internet é realmente quem diz ser – ou não, diz o MSN.

1 – De olho nos “amigos em comum”

Pediu para te adicionar na rede social? É bom você verificar antes se vocês possuem amigos em comum. Se a resposta for “não”, desconfie. É claro que esse método não é 100% garantido já que seus amigos de verdade podem ter adicionado o contato sem conhecer, mas, certamente, ajuda a identificar o perfil fake. Dica: na dúvida, pergunte para o seu amigo quem é aquela pessoa.

2 – Verifique a foto

Normalmente os fakes usam fotos de outras pessoas em seus perfis, ou até mesmo de banco de imagens. Nessas horas, vale fazer aquela pesquisa rápida no Google, clicando em “pesquisa por imagens”. Ele analisa os dados e mostra outras ocorrências daquela foto.

3 – Pesquise outras redes sociais

Conheceu alguém no Tinder? Que tal pesquisar a pessoa no Instagram ou Facebook, por exemplo? É mais um método para conferir se as informações batem.

4 – Procure o nome

Mais uma vez o Google está aí para ajudar. Procure o nome da pessoa para confirmar algumas informações. Dica: se o nome for comum demais, tente colocar outras informações como lugar de estudo ou trabalho.

5 – Veja o local de origem

Vale a pena ver se a pessoa mora na mesma cidade que você ou é da sua cidade de origem. Deste modo, fica mais fácil conferir se os amigos dela também são do mesmo lugar. Quanto mais locais, menor a chance de ser um perfil falso.

6 – Atenção aos perfis famosos

Se a pessoa diz ser uma celebridade, fique atento(a). Perfis de pessoas públicas geralmente têm algum certificado que corresponde ao famoso. Por exemplo, no Instagram, aparece um sinal azul ao lado do nome mostrando que a conta foi verificada e certificada.

7 – Desconfie de perfis sem foto

Não quer mostrar o rosto? Estranho, hein?! Desconfie sempre de perfis sem fotos ou com imagens neutras.

8 – Navegue pela rede de contatos

O perfil fake costuma criar não apenas um, mas vários perfis falsos para que eles possam se adicionar e interagir entre si. Por isso, dê uma navegada por toda rede social da pessoa e, se ela seguir o mesmo padrão, abra o olho. Ainda está em dúvida? Simples! Não aceite convites de desconhecidos, ok?!

19/03/2019

(Visited 8 times, 1 visits today)